Integrante do grupo musical da Estância ganha concurso de música - Lucas Araújo é campeão do 1º Concurso Internacional de Guitarra “Lucas Braulio Areco”



Categoria: Notícias
Publicado em 27/10/2010 18h15

Integrante do grupo musical da Estância ganha concurso de música - Lucas Araújo é campeão do 1º Concurso Internacional de Guitarra “Lucas Braulio Areco”

O violonista Lucas Araújo, integrante do grupo musical do CTG-EGP o ‘Estância e Canto’ e também aluno de Bacharelado em Violão pela Universidade de Brasília (UnB), conquistou um prêmio internacional

Integrante do grupo musical da Estância ganha concurso de música - Lucas Araújo é campeão do 1º Concurso Internacional de Guitarra “Lucas Braulio Areco”

O violonista Lucas Araújo, integrante do grupo musical do CTG-EGP o ‘Estância e Canto’ e também aluno de Bacharelado em Violão pela Universidade de Brasília (UnB), conquistou um prêmio internacional que representa um importante acréscimo a sua carreira. Ele ficou em primeiríssimo lugar no 1º Concurso Internacional de Guitarra “Lucas Braulio Areco” na cidade de Posadas, Argentina.  O evento aconteceu entre os dias 19 e 23 de outubro/10, foi organizado pelo Compositor e Violonista Jorge Cardoso (Argentina/Espanha), teve como presidente do Júri Juan Falu (Argentina), e como outros jurados violonistas renomados como Gerard Abiton (França).

O concurso ocorreu em 4 etapas, sendo a primeira com o envio de cd com 10 minutos de musica onde foram selecionados 12 participantes para irem a cidade de Posadas. Na segunda etapa foram escolhidas peças de confronto onde todos executaram as mesmas e passaram 7 para a semifinal. Na terceira etapa (semifinal) foram escolhidos 3 compositores mais uma música do homenageado Lucas Areco onde passaram 4 para a final. Na quarta e etapa final foram escolhidos 3 compositores mais a musica Misionerita de Lucas Areco. Depois de todas essas provas em 5 dias de concurso Lucas Araújo venceu o Concurso levando o primeiro lugar em troféu, certificado e um cheque de $ 10.000,00 pesos argentinos.

Além disso, o músico recebeu o convite para fazer concertos entrando na série de concertos Del Cientro Del Coniecimento de 2011. Porém o maior convite foi para participar do Festival Guitarras Del Mundo de 2011 - maior festival e encontro de violonistas do mundo, onde apresentam-se violonistas renomados de todas as partes e fazem diversos concertos por toda a Argentina.  O evento recebe a cada ano milhares de espectadores e irá para sua 17ª edição.

PERFIL:

Lucas Araújo nasceu em 1985, na cidade de Montenegro, Rio Grande do Sul (Brasil). Iniciou seus estudos musicais aos 13 anos, ao ingressar na Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte), onde estudou violão com Daltro Keenan Jr., professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Após o término do curso de música da Fundarte, em 2005, cursou um ano de Bacharelado em Musicoterapia pelo ISM (Instituto Superior de Música de São Leopoldo), e Licenciatura em Música (Habilitação em Violão) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Em outubro de 2006 transferiu-se para a Universidade de Brasília (UnB), onde cursa Bacharelado em Violão, tendo como professor Eustáquio Grilo.

Participou de cursos, workshops e masterclasses com grandes nomes do violão contemporâneo, como Eduardo Isaac, Juan Falú (Argentina), Juan Santurion (Uruguai), Fábio Zanon, Eustáquio Grilo, Marco Pereira, Daniel Wolf, Tiago Colombo, Hermeto Pascoal, Marcio de Souza, Luciana Prass, Mauricio Marques, Lucio Yanel, dentre outros.

Foi selecionado pelo prof. Eduardo Isaac (Argentina) para participar como executante do Seminário Internacional de Violão de Porto Alegre em 2006, também para o 2º Concurso Eustáquio Grilo em 2008 (durante o qual interpretou Tocata Mineira, obra inédita do artista homenageado).

Lucas recebeu vários prêmios durante sua carreira como violonista: 1º lugar na categoria Violão no FENART (Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha) 2009, sendo o atual campão pois o evento acontece de 2 em 2 anos e no ano de 2011 prepara-se para participar novamente ; 3º Lugar na categoria Instrumentista do 9° Acampamento da Arte Gaúcha de Tapes (único violonista premiado); Melhor Intrumentista da Fase Regional do 13º Festival Guyanuba da Canção Nativa de Sapucaia do Sul; Melhor Instrumentista no 1º Campo Verde da Canção Nativa de Campo Bom-RS; 1º Lugar Categoria Violão no 2º Rodeio Internacional de Campo Bom-RS; 2º Lugar Categoria Violão no XVIII Rodeio Interestadual de Lomba Grande-RS; Melhor instrumentista do Festival da Canção de Itaqui-RS; 1º Lugar Categoria Violão no FERGARP 2007, 2008 e 2010 (Festival de arte gaúcha do planalto central), 4 º Lugar na Categoria de Violão em 2003 no ENART (Encontro de Arte Gaúcha), entre vários outros.

Os reconhecimentos vem ocorrendo, e o mais importante até o momento ocorreu no ano de 2009 classificando-se entre os 13 finalistas de todo o mundo no Concurso Barrios Word Wide (concurso de violão do Paraguai em homenagem a Agustin Barrios), sendo ainda com a música “Choro da Saudade” elegido o SEGUNDO MELHOR vídeo do concurso, que contou com jurados como Eduardo Fernandez, Berta Rojas, Barbosa-Lima, Richard Stover. Tal evento com grande repercussão tem gerado muitos elogios e convites.

Como compositor, Lucas Araújo também foi premiado várias vezes. Dentre vários outros, recebeu o prêmio de Música Mais Popular no 10º Canto da Lagoa Festival de Musica Nacional; o 2º Lugar na Categoria Composição do Canto Missioneiro de Santo Antonio das Missões;  2º Lugar na Categoria Composição do Festival da Canção de Itaqui;  Bi-Campeão de Melhor Arranjo e Conjunto Instrumental e 2º Lugar na Categoria Composição do Festival Chimarreando com Deus da Radio Aliança de Porto Alegre; 1º Lugar na Categoria Conjunto Instrumental no ENART 2002 e 2003.

Além disso, tem participado como compositor, produtor, arranjador e instrumentista em produções musicais e gravações em CDs e DVDs, transitando entre os meios erudito e popular , na música brasileira e latina, e trabalhando com artistas consagrados do meio Nativista Gaúcho, tendo várias composições interpretadas e gravadas por outros artistas.

Atualmente conta com a utilização de um violão 7 cordas construido pelo Luthier Argentino Ricardo Louzao, o qual é uma peça unica que vem adquirindo muito presitigio e reconhecimento do trabalho do luthier no Brasil.

Desenvolve trabalho de pesquisa, especialmente relacionada à música brasileira e hispano-americana, estudando estilos, técnicas, arranjo, adaptação para o violão, e composição. Além de obras tradicionais de gênios do repertório violonístico como Villa-Lobos, Bach, Rodrigo, Tedesco, Ponce, Brouwer e outros, do Barroco até o Contemporâneo, também estão presentes no seu repertorio composições menos conhecidas de compositores como Maximo Pujol, Cacho Tirao, Juan Falú, Carlos Moscardini, Atilio Rapat, Marco Pereira, Eustáquio Grilo, Mauricio Marques. Entre essas obras está a Sonata Brasileira de Guido Santorsola, da qual, pelo que se sabe, ainda não há nenhuma execução ou gravação conhecida.

Além disso tem como mérito execuções da Milonga de um entrevero de Carlos Moscardini e Suite Argentina de Cacho Tirao, quando não se tem conhecimento de outras execuções no Brasil antes de suas próprias em recitais no Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Contatos com Lucas Araújo:

Email: lucasaraujo7@gmail.com
Telefone: (61) 9177-5147 / 3547-3008