Unindo Gerações para Construir o Amanhã é o tema anual do tradicionalismo para 2018



Categoria: Notícias
Publicado em 10/02/2018 14h50

Unindo Gerações para Construir o Amanhã é o tema anual do tradicionalismo para 2018

A definição aconteceu no 66º Congresso Tradicionalista Gaúcho

Realizou-se no município de São Jerônimo/RS, nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2018, o 66º Congresso Tradicionalista Gaúcho. São Jerônimo é um dos berços do tradicionalismo gaúcho e é, também, a terra natal de um dos idealizadores do Movimento Tradicionalista, o poeta Glaucus Saraiva.

 

Ao convidar os tradicionalistas a participarem do Congresso os organizadores iniciaram a charla com os versos do filho ilustre daquele município:

 

     “Amargo doce que eu sorvo

     Num beijo em lábios de prata

     Tens o perfume da mata

     Molhado pelo sereno,

     E a cuia seio moreno,

     Que passa de mão em mão

     Traduz, no meu chimarrão,

     A velha hospitalidade

     Da gente do meu rincão.”

 

Nesse Congresso, que contou com a participação de tradicionalistas das 30 Regiões do Rio Grande do Sul, foi escolhido o tema Unindo Gerações Para Construir o Amanhã, o qual deverá orientar as atividades a serem desenvolvidas, em 2018, pelas entidades que tem como finalidade a preservação e divulgação da Cultura Gaúcha. Foi destacada pelos proponentes e pelos participantes do Congresso a importância do trabalho da juventude no Movimento tradicionalista Gaúcho.

 

Para a diretora Cultural do CTG Estância Gaúcha do Planalto, Maria Cleusa de Almeida Guerra, “o tema vem agregar ainda mais à uma das propostas da atual Patronagem, que é enaltecer a participação da família na entidade e, consequentemente a união das novas gerações”, afirma.

 

 

Fonte: www.mtg.org.br

Foto: divulgação