História do CTG Estância Gaúcha do Planalto
História

História do CTG Estância Gaúcha do Planalto

"O CTG Estância Gaúcha do Planalto, está há mais de 30 anos no Planalto Central,"


História, publicado em 13/06/2018

Foto da Campeira

CTG Estância Gaúcha do Planalto


Fundado em 20 de setembro de 1979


 


O CTG Estância Gaúcha do Planalto, há mais de 30 anos no Planalto Central, cultua as tradições do Rio Grande do Sul, sua formação sócio-histórica e cultural, defende e propaga o folclore gaúcho através da promoção de atividades de natureza social, cultural, artística, desportiva, recreativa e filantrópica, visando ao bem estar, ao lazer e ao desenvolvimento de ações sociais.


 


Com uma área de 100.000m² conta com infraestrutura para eventos sociais promovidos em seu salão sede, galpão campeiro, galpão artístico, quiosques com churrasqueiras, piscina, área de camping, cancha de bocha e bolão.


 


Todo segundo domingo do mês o CTG Estância Gaúcha do Planalto realiza o tradicional Costelão Mensal. O evento, realizado na sede do CTG, é aberto ao público e  inicia-se com GRENAL seguido de roda de mate, missa e almoço com música ao vivo, apresentações de danças típicas e domingueira. O churrasco do CTG-EGP é uma oportunidade de matar as saudades da tradicional comida dos pampas gaúcho.


 


O Galpão Campeiro é o encontro semanal de todas as sextas-feiras. Regado a tertúlia, o palco é aberto a todos aqueles que estiverem pilchados e queiram cantar, tocar violão/gaita, declamar, ou contar causo e os casais podem dançar. A cada semana um prato tipicamente campeiro variando entre: costelão no fogo de chão, maminha no disco, galeto com polenta, carreteiro e muito mais.


 


Buscando integrar todas as etnias que contribuíram para a formação da identidade gaúcha, o CTG Estância Gaúcha do Planalto realiza durante o ano várias festas típicas como: Noite Alemã, Noite Italiana, Noite Portuguesa. Assim como: Noitchê, Ronda de São Pedro, Semana Farroupilha, etc.


 


Além dos eventos promovidos pela instituição, o CTG-EGP participa de festivais como: FEGARP (Festival Gaúcho de Arte e Tradição do Planalto Central), FENART (Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha), FECASTCHÊ (Festival Cascavelense de Arte e Tradição Gaúcha), entre outros, pois conta atualmente com ampla invernada artística: grupos de dança mirim, juvenil, adulto e veterano; chuleadores; intérpretes; declamadores; gaiteiros; violonistas e autores de poesias, músicas e livros.


 


Grupo Mirim de Danças, denominado “Os Piás da Estância”, constituído por integrantes com idade de 05 a 12 anos incompletos;


 


Grupo Juvenil de Danças, denominado “Os Sentinelas da Estância”, constituído por integrantes com idade de 12 a 17 anos incompletos; 


 


Grupo Adulto de Danças, denominado “Os Estancieiros do Planalto”, constituído por integrantes com idade igual ou superior a 17 anos;


 


Grupo de Danças Veterano, denominado “Os Tapejaras“ constituído por integrantes com idade superior a 30 anos;


 


Equipe de Chuleadores com idade superior a 6 anos;


 


Os integrantes dos grupos e modalidades individuais são associados, dependentes de associados ou sócios espaciais e os grupos se caracterizam como amadores.


 


O Centro de Tradições Gaúchas Estância Gaúcha do Planalto mantém de forma permanente um professor de danças tradicionais e danças gaúchas de salão que é responsável pela preparação dos grupos para apresentações em eventos internos do CTG, em eventos externos realizados no Distrito Federal ou outras localidades e em Festivais Regionais e Nacionais. É responsável, ainda, pela realização de cursos de danças gaúchas de salão e danças tradicionais oferecidos a sócios e não sócios da entidade através de sua escolinha permanente de danças.


 


Mantém, ainda, um grupo musical “Estância e Canto“ com a finalidade de acompanhar os grupos de danças e abrilhantar todos os eventos promovidos pela entidade.