Histórico do CTG Estância Gaúcha do Planalto



Indique Para um Amigo!

Preencha o formulário!

Categoria: Histórico do CTG
Publicado em 16/12/2013 15h00

Histórico do CTG Estância Gaúcha do Planalto

CTG Estância Gaúcha do Planalto

Fundado em 20 de setembro de 1979

 

O CTG Estância Gaúcha do Planalto, há mais de 30 anos no Planalto Central, cultua as tradições do Rio Grande do Sul, sua formação sócio-histórica e cultural, defende e propaga o folclore gaúcho através da promoção de atividades de natureza social, cultural, artística, desportiva, recreativa e filantrópica, visando ao bem estar, ao lazer e ao desenvolvimento de ações sociais.

 

Com uma área de 100.000m² conta com infraestrutura para eventos sociais promovidos em seu salão sede, galpão campeiro, galpão artístico, quiosques com churrasqueiras, piscina, área de camping, cancha de bocha e bolão.

 

Todo segundo domingo do mês o CTG Estância Gaúcha do Planalto realiza o tradicional Costelão Mensal. O evento, realizado na sede do CTG, é aberto ao público e  inicia-se com GRENAL seguido de roda de mate, missa e almoço com música ao vivo, apresentações de danças típicas e domingueira. O churrasco do CTG-EGP é uma oportunidade de matar as saudades da tradicional comida dos pampas gaúcho.

 

O Galpão Campeiro é o encontro semanal de todas as sextas-feiras. Regado a tertúlia, o palco é aberto a todos aqueles que estiverem pilchados e queiram cantar, tocar violão/gaita, declamar, ou contar causo e os casais podem dançar. A cada semana um prato tipicamente campeiro variando entre: costelão no fogo de chão, maminha no disco, galeto com polenta, carreteiro e muito mais.

 

Buscando integrar todas as etnias que contribuíram para a formação da identidade gaúcha, o CTG Estância Gaúcha do Planalto realiza durante o ano várias festas típicas como: Noite Alemã, Noite Italiana, Noite Portuguesa. Assim como: Noitchê, Ronda de São Pedro, Semana Farroupilha, etc.

 

Além dos eventos promovidos pela instituição, o CTG-EGP participa de festivais como: FEGARP (Festival Gaúcho de Arte e Tradição do Planalto Central), FENART (Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha), FECASTCHÊ (Festival Cascavelense de Arte e Tradição Gaúcha), entre outros, pois conta atualmente com ampla invernada artística: grupos de dança mirim, juvenil, adulto e veterano; chuleadores; intérpretes; declamadores; gaiteiros; violonistas e autores de poesias, músicas e livros.

 

Grupo Mirim de Danças, denominado “Os Piás da Estância”, constituído por integrantes com idade de 05 a 12 anos incompletos;

 

Grupo Juvenil de Danças, denominado “Os Sentinelas da Estância”, constituído por integrantes com idade de 12 a 17 anos incompletos; 

 

Grupo Adulto de Danças, denominado “Os Estancieiros do Planalto”, constituído por integrantes com idade igual ou superior a 17 anos;

 

Grupo de Danças Veterano, denominado “Os Tapejaras“ constituído por integrantes com idade superior a 30 anos;

 

Equipe de Chuleadores com idade superior a 6 anos;

 

Os integrantes dos grupos e modalidades individuais são associados, dependentes de associados ou sócios espaciais e os grupos se caracterizam como amadores.

 

O Centro de Tradições Gaúchas Estância Gaúcha do Planalto mantém de forma permanente um professor de danças tradicionais e danças gaúchas de salão que é responsável pela preparação dos grupos para apresentações em eventos internos do CTG, em eventos externos realizados no Distrito Federal ou outras localidades e em Festivais Regionais e Nacionais. É responsável, ainda, pela realização de cursos de danças gaúchas de salão e danças tradicionais oferecidos a sócios e não sócios da entidade através de sua escolinha permanente de danças.

 

Mantém, ainda, um grupo musical “Estância e Canto“ com a finalidade de acompanhar os grupos de danças e abrilhantar todos os eventos promovidos pela entidade.